DJI FPV Motion Controller promete revolucionar como drones FPV são controlados
- dronesamazonia
- 1 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Novo controle muda radicalmente forma de controlar o drone
A DJI está entrando de vez no segmento de drones FPV com o novo DJI FPV Drone, que será anunciado oficialmente dia 2 de março (11 horas da manhã horário de Brasília), próxima terça-feira. Mas além do primeiro drone FPV que a empresa lança, outra grande novidade que pode aparecer junto com esse anuncio é o DJI FPV Motion Controller, um novo controle para drones FPV muito diferente dos tradicionais controles em forma de joystick de vídeogame, com dois sticks, um controlado por cada mão.
O conceito do DJI FPV Motion Controller é bem diferente e requer apenas uma mão para o controle do drone, isso porque ele tem sensores e acelerômetros que passam os comandos para o drone. De uma forma clara, cada movimento feito com o controle, será reproduzido pelo drone, associado a alguns botões para funções específicas, como de velocidade, pode ser bem mais fácil para controlar o drone. Ele naturalmente ainda terá botões para outras funções importantes em um drone com perfil para captura de imagens, como para fotos/vídeos, e até mesmo sair do modo manual para um modo de voo seguro, prometendo tornar o controle de drones FPV muito mais fácil.

Imagem vazada do DJI FPV Motion Controller
Para entender o porque da DJI estar apostando em ume novo controle para drones, você precisar entender primeiro que voar com drones FPV é completamente diferente do que voar com drones tradicionais, como da linha Mavic. Drones FPV em seu conceito básico, totalmente manual, oferecem ao piloto controle de todos os eixos de direção e velocidade do drone, e isso quer dizer que ao "mandar" o drone para frente, precisar cuidar para onde ele está exatamente direcionado e a força que ele está fazendo para cima junto, não entendeu? Mais uma tentativa, não basta apenas colocar o stick para frente que um drone FPV não funciona assim, você precisa direcionar um stick para frente, enquanto cuidas manualmente e de forma bem precisa o ourto stick para ele não sair fazendo piruetas até colidir. O conceito de controle do drone é bem mais complexo e requer treinos, por isso atualmente temos vários simuladores, alguns games com essa função, para controlar drones FPV. Entre eles cito o Liftoff e o DCL Game (que eu tenho utilizado), mas existem vários outros disponíveis, a própria DJI deve lançar seu simulador em breve também.

Voltando aos drones FPV, na maioria dos casos eles não utilizam sensores que permitam a orientação como um drone tradicional, aquela que faz um Mavic levantar voo e ficar paradinho no ar. A estabilização dele requer controle total do piloto, e é difícil, bem difícil. Em modo manual requer experiência e colisões são comuns, mas a DJI pretende mudar um pouco essa história com o DJI FPV Motion Controller, associado com outras tecnologias que o DJI FPV Drone vai oferecer.
Esse controle muda muito o conceito tradicional, que vai continuar existindo, até porque o DJI FPV Combo trará na caixa o FPV Remote Controller V2, porém o DJI FPV Motion Controller pode ajudar na popularização, já que ele traz um conceito visando facilitar o controle e a forma de pensar. O conceito é bem semelhante com outros controles de realidade virtual, onde você deve apontar para onde quer ir e o que fazer, associado com mais alguns botões, fica mais fácil de compreender do que "combinar" sticks para entender como a força da gravidade funciona com os modelos tradicionais de controles de drones FPV.

Os vídeos abaixo mostram dois controles, o Reimagine FPV e o MotionPilot Vector, ambos com conceitos bem semelhante, onde é possível ver na prática como o Motion Controller deve funcionar. Alias, algumas noticias indicam que a DJI estaria com problemas com relação a patentes desse controle, como podem ver nessa notícia abaixo:
Fonte: mundoconectado.com.br
Gosta de receber notícias sobre Drones!? Nos ajude a fomentar curtindo,compartilhando e comentando esta publicação :)
Comentários